Sistema de Microscópio Motorizado

 

Um salto adiante na microscopia de pesquisa. Veja a evolução!

O culminar de anos de inovação e refinamento óptico, o novo microscópio vertical de pesquisa Eclipse Ni-E da Nikon incorpora um design modular revolucionário que permite fácil expansão e personalização precisa do sistema. As novíssimas objetivas Lambda apocromáticas CFI Plan, com tecnologia de revestimento nanocristal geram imagens mais brilhantes, com resolução mais alta e taxas de transmissão mais elevadas. Inclua recursos de iluminação a laser pontual e de fluorescência comum, e você possui um microscópio de pesquisa realmente evoluído capaz de excelente desempenho em qualquer aplicação.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Máxima expansibilidade de sistema

Usando a tecnologia base do famoso microscópio de pesquisa invertido Eclipse Ti da Nikon, o Ni-E oferece um sistema de expansibilidade versátil, que se ajusta a uma ampla gama de possibilidades de captura e tratamento de imagens.

O design proprietário da “estrutura de camadas” e o espaço infinito expansível permitem a instalação de torres múltiplas, detectores, entradas de laser e outros acessórios.

O Ni-E também pode ser ajustado para tratar imagens multifotônicas, e em configurações de platina fixa, de modo a atender as exigências das aplicações de neurociências.

Ni-E expandibility

Ni-E (revólver focalizador) configurado com unidade de porta traseira, iluminador epifluorescente motorizado, duas câmeras de alta sensibilidade, platina motorizada e tubo tetraocular inclinável motorizado.

Ni-E expandibility

Ni-E (revólver focalizador) configurado com unidade de fotoativação, iluminador epifluorescente motorizado, câmera de alta sensibilidade, platina motorizada e tubo tetraocular inclinável motorizado.


Mecanização avançados

Para atender à necessidade de técnicas de experimentação mais versáteis, agora estão disponíveis mais opções em motorização, como rodas de filtros, obturadores de alta velocidade e unidade de fotoativação.

• Ajuste automático com troca de objetiva

O condensador, o diafragma de abertura e campo e o filtro ND são ajustados automaticamente para a posição ideal durante a troca de objetiva. Além disso, a extensão de percurso XYZ da platina a cada volta do botão e a correção de desvio de distância parfocal são ajustadas automaticamente. As configurações do microscópio também podem ser ajustadas manualmente.

• Troca de modo de observação

Métodos de observação, como campo claro, DIC, contraste de fase e fluorescência, podem ser configurados por meio de botões programáveis, permitindo que as mudanças sejam efetuadas com o pressionar de um botão. Isto é particularmente útil quando imagens de uma mesma amostra são capturadas com vários métodos de observação.

• Focalização motorizada de alta precisão

O foco Z de alta precisão fornece informações de altura precisas, as quais são necessárias quando se usam microscópios laser confocais. Controles individuais de focomacrométrico e micrométrico oferecem maior facilidade de operação.


Desempenho óptico melhorado

O Ni-E incorpora uma série de inovações da Nikon que proporciona um desempenho óptico insuperável.

• Conjunto de lentes “Fly-Eye”

• A óptica de iluminação de luz transmitida possui um conjunto de lentesfly-eyepara garantir um brilho uniforme em ambas as oculares e detectores digitais. A lentefly-eyeé perfeitamente compatível com sistemas ópticos de iluminação diascópica. 

• Eliminador de ruído

O mecanismo eliminador de ruído proprietário da Nikon é empregado na torre de cubos de epifluorescência e nos cubos de filtros.
 A relação de S/N foi melhorada dramaticamente através de uma profunda eliminação de luz difusa nos cubos de filtro, permitindo  que imagens de sinais fluorescentes fracos sejam capturadas com alto contraste e brilho.

• Revestimento de nanocristal

Este revestimento antireflexo que consiste de partículas de tamanho nanométrico se baseia na tecnologia de fabricação de semicondutores e também é usado nas lentes de câmera da Nikon. A estrutura bruta com partículas dispostas em uma construção esponjosa com espaços uniformes entre elas permite índices de refração extremamente baixos.

• Objetivas da série CFI Plan Apocromática ?

Com uma abertura numérica notavelmente alta, uma transmissão muito aprimorada na faixa de comprimentos de onda longos, graças ao revestimento de nanocristal exclusivo da Nikon, e à correção da aberração cromática de 435 a 850 nm, essas objetivas são ideais não só para observações DIC e de campo claro, mas também para observações fluorescentes.
Essas lentes permitem a aquisição de imagens claras e brilhantes em qualquer comprimento de onda, de imagens em regiões próximas ao infravermelho até imagens de fluorescência multicolorida. Devido às imagens brilhantes serem capazes de ser capturadas mesmo com uma luz de excitação fraca, os danos aos espécimes são minimizados.


Recursos poderosos de imagem digital

O Ni-E pode ser controlado em conjunto com uma câmera digital da série Digital Sight, facilitando a produção de imagens digitais sem esforço. As imagens podem ser capturadas com um botão dedicado no corpo do microscópio, através do painel sensível ao toque na unidade de controle da câmera, ou via interface gráfica em um software de PC, dependendo da sua preferência.

Botão de captura de imagem

Ni-E Image Capture Button

As imagens podem ser adquiridas simplesmente pressionando o botão de captura de imagem localizado na base do microscópio, sem tirar os olhos das oculares.

• Câmeras Digital Sight

A Nikon possui uma grande variedade de câmeras digitais  à disposição, que oferecem alta sensibilidade, alta resolução, alta velocidade e reprodução de cores fiéis, de modo a atender todas as finalidades de uso e necessidades de pesquisa.

• Unidade controladora autônoma DS-L3

A DS-L3 permite que a câmera digital da série Digital Sight seja configurada e operada sem a necessidade de uma conexão com um PC. Ele também permite a aquisição de imagens a partir de um computador através de uma rede. A DS-L3 é baseada em firmware, e, portanto, não irá comprometer a rede de suas instalações.

• Software de imagem NIS-Elements

O software de imagens NIS-Elements da Nikon emprega uma única plataforma para permitir operações com facilidade, desde a captura de imagens até ao controle abrangente de câmera, controle do microscópio e dispositivos periféricos, e também o gerenciamento de dados, medição, processamento e análise de imagens.


Novo design simplificado

Ni-E Streamlined Design

A série Ni emprega um design moderno e orgânico que agrega uma beleza suave enquanto reduz o stress durante observações longas.

Ao conceber a série Ni, a Nikon obteve a colaboração de Akio Shindate, anteriormente envolvido no projeto das câmeras Nikon SLR desde os primeiros passos da criação do conceito. Através desta colaboração com Shindate, que se supera em idéias originais e designs elegantes, a Nikon produziu novos microscópios inovadores que combinam funcionalidade com a beleza