Microscópio Estéreo para Pesquisa

Venda exclusiva Biolab Brasil

A nova óptica de estereomicroscópios do mundo oferece a maior faixa de zoom possível ao mesmo tempo em que mantém alta resolução e fluorescência uniforme com brilho excepcional.

SMZ25

SMZ25 Overview (1:15)

O estereomicroscópio SMZ25 da Nikon combina a obtenção de imagens macro e micro em um único instrumento, permitindo uma visualização conveniente e a manipulação de células individuais a organismos inteiros. Usando a tecnologia óptica do sistema Perfect Zoom da Nikon, o SMZ25 oferece o primeiro zoom de relação 25:1 do mundo, que também possui elevada NA, proporcionando uma resolução superior nunca vista antes em um estereomicroscópio.

Usando essa óptica inovadora e uma lente fly-eye, são produzidas imagens fluorescentes claras como cristal, com relação sinal-ruído melhorada, mesmo em aplicações com luz de excitação baixa, como na divisão celular. Adicionalmente, mesmo em ampliações baixas, o SMZ25 oferece um F.O.V. de 35mm, que permite aos usuários capturarem uma placa inteira de 35mm com brilho uniforme.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

O sistema “Perfect Zoom” oferece novos níveis de capacidade e versatilidade em termos de imagem

Perfect Zoom System

No sistema Perfect Zoom (painel à direita), a distância do eixo óptico (L) muda com a ampliação.

Uma inovação em termos de design de estereomicroscópios, o sistema Perfect Zoom do SMZ25 altera dinamicamente a distância entre os dois eixos ópticos à medida que o fator de zoom é modificado. Esta mudança na distância entre eixos ópticos permite a maximização de entrada de luz no sistema óptico em cada ampliação. O resultado é uma ampla faixa de zoom, alta resolução em ambos os trajetos de ocular e aberrações mínimas em toda a faixa de zoom.

test

O inovador sistema óptico Perfect Zoom da Nikon (0:40)


A maior faixa de zoom do mundo produz imagens macro e micro de alta resolução

O exclusivo sistema Perfect Zoom da Nikon é o primeiro sistema no mundo com relação de zoom de 25:1 (faixa de zoom: 0,63x a 15,75x*). Mesmo com uma lente objetiva de 1x, o SMZ25 captura uma placa de 35mm inteira e ao mesmo tempo exibe detalhes microscópicos.

SMZ Zoom Range

* em maio de 2013


A Auto Link Zoom (ALZ) permite a visualização fácil em várias ampliações

Adult Drosophila

(Drosófila adulta, expressão GFP ligada à membrana provocada por pebbled-Gal4, em células parciais (com SMZ25)
Imagem, cortesia de Hokuto Kazama, Ph.D. Laboratório de Mecanismos de Circuito da Percepção Sensorial, RIKEN)

A exclusiva funcionalidade Auto Link Zoom (ALZ) do SMZ25 ajusta automaticamente o fator de zoom para manter o mesmo campo de visão quando se mudam as lentes objetivas.

Esta função permite a troca fácil entre a captura de imagens de organismos inteiros, em baixas ampliações, e a captura de imagens em altas ampliações.


Imagens de epifluorescência com maior contraste e brilho

Live Zebrafish

Imagem de peixe-zebra vivo expressando neurônios GFP e RFP, capturada com o microscópio SMZ25 da Nikon (fluorescência e OCC).  Imagem cedida por Joe Fetcho, Ph.D., Universidade de Cornell

Mesmo em baixa ampliação, o SMZ25 captura a imagem de uma placa de 35mm com brilho uniforme em todo o campo de visão, o que o torna ideal para triagens ao vivo de modelos de desenvolvimento usando C. elegans, Drosófila, Peixe-zebra e ratos, na identificação e seleção de mutantes.

O SMZ25 também permite a captura de imagens brilhantes com baixos níveis de luz de excitação, o que reduz a fotodegradação e fototoxicidade, prejudiciais a organismos e células vivas.

O SMZ25 combina a tecnologia “fly-eye”, que ilumina uniformemente todo o campo de visão e uma alta relação S/N com uma maior transmissão, produzindo uma fluorescência incrivelmente brilhante, mesmo em baixas ampliações. Isso também minimiza a fotodegradação e fototoxicidade, reduzindo o risco de danos das células e organismos vivos.


Relação sinal-ruido melhorada

Este novo sistema óptico desenvolvido pela Nikon oferece uma melhoria drástica na relação sinal/ruído, inclusive em grandes ampliações.

A melhoria na relação sinal/ruído torna possível captar imagens de divisão celular, o que é difícil quando se usam estereomicroscópios convencionais e amostras com baixa luz de excitação.

SMZ25-SvN-ratio

A captura de imagens por lapso de tempo de embriões C. elegans em desenvolvimento, expressando histonas RFP e marcadores de membrana GFP, permite que os pesquisadores segreguem mutantes de citocinese, antes da seleção para as aplicações posteriores dos embriões C. elegans (GFP e RFP; cada ovóide possui ø30?m de diâmetro) (imagem capturada usando uma SHR Plan Apo 2x com ampliação zoom de 8x no SMZ25) Imagem cedida por Julie C. Canman, Ph.D., Universidade de Colúmbia.


Motorização e recursos de imagem digital avançados

SMZ25-switch-stereo

Imagem no eixo nas imagens digitais
Ao utilizar o revólver inteligente P2-RNI2, você pode alternar facilmente entre a posição estéreo (visualização estereoscópica) e a posição mono (visualização no eixo), simplesmente deslizando a lente objetiva. As imagens digitais com nitidez incomparável podem ser capturadas usando a posição mono.

SMZ25-controls

Controlador fácil de usar
O controlador totalmente novo oferece um acesso fácil aos controles de zoom e foco  e foi desenvolvido para destros e canhotos. O controlador remoto contém um monitor LCD, com luz de fundo ajustável, que exibe de modo rápido informações sobre o fator de zoom, a lente objetiva, o cubo de filtros e o brilho do LED DIA. A luz de fundo do monitor também pode ser desligada para eliminar a interferência em aplicações com imagens de iluminação baixa. Além do controlador remoto, o microscópio também pode ser operado a partir de um PC.

Software de imagem NIS-Elements
A principal plataforma de software da Nikon agora pode ser usada com os sistemas de estereomicroscópio mais novos da Nikon. O NIS-Elements oferece uma ampla gama de recursos avançados de tratamento de imagens digitais por meio do uso de um computador.

Sistema da câmera digital Digital Sight DS-L3
O DS-L3 é um grande monitor de alta definição com painel sensível ao toque, de fácil utilização, que serve para capturar rapidamente imagens sem o uso de um PC.


Grande variedade de acessórios disponíveis

Opções da unidade de base

SMZ25-stages

A Nikon aprimorou a facilidade de utilização ao mover os controles para a frente da base, incluindo o botão de ajuste de brilho e a chave liga/desliga.

  • Base de fibra DIA – A base de fibra DIA possui lentes de condensador que podem ser trocadas entre ampliações altas e baixas. Além disso, o sistema de iluminação de Contraste Coerente Oblíquo (OCC) permite uma iluminação de alto contraste.
  • Base fina – A base de LED DIA mais fina e a Base lisa ajudam a aumentar a eficiência da manipulação de espécimes, aproximando o nível do espécime da mesa.

Unidade de focalização

A unidade de focalização é combinada com a unidade de base. Escolha entre uma unidade de focalização mecanizada ou manual.

Lentes Objetivas Série SHR Plan Apo

SMZ25-optics

A série SHR Plan Apo apresenta alta abertura numérica, maior campo de visão, nivelamento superior e correção de anormalidade da cor. Essas lentes objetivas podem ser perfeitamente intercambiáveis, pois todas as magnificações possuem a mesma distância parfocal. O novo design com baioneta permite lentes por serem removidas facilmente e em segurança.

Tubos

SMZ25-eyepieces

Escolha entre dois tipos de tubos de inclinação trinocular e um tipo de tubo trinocular de nível focal baixo. Todos os tubos possuem uma porta de câmera para integração sem descontinuidades com a série Digital Sight.

Adaptador do suporte de focalização / porta-objetiva

Há um tipo de porta-objetiva no qual é possível suportar duas lentes objetivas e dois tipos de adaptadores de suporte de foco para uso com uma única lente objetiva.

Platina

A platina apresenta um curso XY de 6×4 polegadas (150mm x 100mm) e pode ser anexada a qualquer uma das bases, tornando-a eficaz para capturar imagens de grandes dimensões quando utilizada em combinação com o software de imagem NIS-Elements. Uma platina deslizante e uma platina com inclinação também estão disponíveis.

Controlador

SMZ25-remote

A Nikon oferece uma unidade de controle remoto que pode ser usada para operar o microscópio e capturar imagens à mão. Também é oferecido um pedal, que permite ao usuário operar o microscópio e capturar imagens usando o pé, mantendo as mãos livres para manipular o espécime.

Conjuntos de luz epifluorescente

  • Mecanizado: A torre fluorescente pode ser operada com o uso do controle remoto ou com o software de imagem NIS-Elements.
  • Manual: Um modelo de manual fácil de usar foi recentemente desenvolvido pela Nikon para o acessório de epifluorescência de alto desempenho.

Conjuntos de iluminador de fibra

  • Conjunto de iluminação de fibra com dois braços flexíveis: A direção e o ângulo de iluminação podem ser alterados de acordo com o espécime ao realizar ajustes através dos braços duplos. A posição do suporte de fibra também pode ser alterada a fim de obter a melhor posição para iluminação dos espécimes.
  • Conjunto de luz epifluorescente manual: O conjunto de iluminação de fibra do anel apresenta uma unidade de iluminação episcópica que captura efetivamente imagens (pode ser usada com lentes objetivas 1x e 0,5x)

Iluminador coaxial

O iluminador de luz coaxial possibilita a visualização da luz refletida a partir da superfície de um espécime, o que é ideal para fotografar imagens de espécimes densos com menos sombras.

Iluminador de anel de LED

O conjunto de iluminação de fibra do anel apresenta uma unidade de iluminação episcópica que captura efetivamente imagens (pode ser usada com lentes objetivas 1x e 0,5x)

Acessório de observação de campo escuro

Para a visualização em campo escuro, basta anexar a unidade de campo escuro na base.

Acessório de observação de polarização

O analisador é anexado na objetiva e o polarizador na base ou suporte para permitir a visualização polarizada.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO (Preencha o formulário abaixo:)