Procurar

Televendas SP (11) 3522-8122
Televendas SP (11) 3522-8122

Slide

Microscópio Confocal Nikon AX/AX R

Melhorando a perfeição

Os microscópios confocais estão disponíveis comercialmente há mais de 25 anos. Como as versões mais recentes de um instrumento fundamentalmente simples podem continuar inovando? Quais mudanças podem redefinir como um confocal é usado e quais dados podem ser coletados? Apresentamos o Sistema de Microscópio Confocal Nikon AX/AX R, nosso confocal de varredura de 10ª geração, que dá a você mais de tudo: aprimoramento da Inteligência Artificial (AI), expansão do número de cores e aperfeiçoamento da densidade de pixels, sensibilidade e velocidade.

Essas são adições significativas que permitem expandir a gama de experimentos possíveis utilizando um confocal de varredura, aumentando a usabilidade e funcionalidade do instrumento – tudo em uma plataforma modular e atualizável.

Nikon AX é o novo padrão em imagem confocal.

Baixar PDF > AX Brochure (14.42MB)

Características principais

Veja mais da amostra

Com o maior campo de visão (field-of-view; FOV) disponível, tanto para microscópios invertidos quanto verticais (25 mm na diagonal), mais amostras cabem em um FOV, com mais opções de lentes objetivas do que nunca.

Juntamente com tamanhos de digitalização de até 8192 x 8192 pixels, a amostragem além do limite de difração óptica é possível com o AX/AX R, mesmo em magnificações baixas.

Usar magnificações menores com distâncias de trabalho maiores e aberturas numéricas (NA) altas permite que preparações de espécimes mais flexíveis sejam usadas, enquanto o amplo FOV permite simultaneamente alta resolução em uma imagem. Colete mais dados em cada imagem, em taxas mais rápidas.

Bexiga inteira de camundongo opticamente clarificada com iDISCO, adquirida em 8192 x 8192 pixels, utilizando uma objetiva Plan Apo 2x, tamanho de pixel efetivo de 0,6 μm (mais de 5x a resolução espacial de uma câmera CMOS monocromática típica). Cortesia do Dr. Gerry Apodaca, Integrative Systems Biology, Department of Medicine, University of Pittsburgh, em colaboração com o Dr. Alan Watson, no Center for Biological Imaging, University of Pittsburgh. 

Observe com o mínimo de perturbação

A imagem confocal de varredura a laser é o principal desafio na viabilidade da amostra, pois aplica-se a iluminação a laser focada, ponto a ponto, na amostra.

A varredura ressonante de alta velocidade do AX R, que diminui os tempos de iluminação em mais de 20x comparados aos confocais de varredura típicos, reduz bastante os vieses causados ​​pela simples aquisição de imagens. A redução do tempo também permite aquisição de imagens em velocidade extremamente alta (até 720 fps a 2048 x 16).

O resultado: aquisição de imagens por mais tempo e/ou acquisção de imagens mais frequentes em alta velocidade, em amostras vivas, o que permite a captura de eventos dinâmicos, bem como acquisição de imagens de lapso de tempo por períodos mais longos ou tempos de coleta significativamente mais rápidos em amostras fixadas.

Projeção de intensidade máxima de imagens de lapso de tempo em série Z de um embrião de Drosophila em desenvolvimento, expressando PLC-PH::GFP (PIP2), adquiridas a cada 10 minutos por 12 horas a 2K x 1K pixels, utilizando uma objetiva de imersão de silicone de 25x. Cortesia do Yang Hong Laboratory, Department of Cell Biology, University of Pittsburgh, em colaboração com o Center for Biological Imaging, University of Pittsburgh.

Utilizando varredura ressonante de 2048 x 2048 pixels e um FOV de 25 mm em uma amostra de intestino grosso, 25 imagens de alta resolução foram adquiridas e reunidas em uma única imagem em menos de 2 minutos.

Adquira mais rapidamente

A aquisição de imagem confocal, notoriamente lenta para imagens tridimensionais de alta qualidade em alta resolução – devido ao seu requisito de varredura pontual -, é altamente melhorada pela capacidade de varredura ressonante do AX R ao adquirir imagens rapidamente.

Utilizando varredura ressonante de 2048 x 2048 pixels e um FOV de 25 mm em uma amostra de intestino grosso, 25 imagens de alta resolução foram adquiridas e reunidas em uma única imagem em menos de 2 minutos.

Detalhe ultrafino

Com um FOV total de 25 mm, até 8192 x 8192 pixels e capacidade para taxas de quadros supravideo, o AX/AX R permite imagens espetaculares com alta resolução, em magnificações baixas e altas.

Todo um espectro, que vai de um organismo inteiro ou da biologia de um sistema até a acquisição de imagem intracelular, pode ser obtido em um único instrumento.

Detectores em sintonia com as marcações

O detector totalmente novo do AX/AX R, o DUX-VB, customiza as larguras das bandas de emissão para uma biblioteca de marcações e sondas, oferencendo a liberdade de ajuste das bandas emissão para minimizar fluorescências indesejadas.

Basta selecionar o número de marcações em seu espécime e seus nomes de catálogo. Alternativamente, você pode definir os espectros de emissão desejados ou simplesmente a cor de emissão: o AX/AX R e o software NIS-Elements fazem o resto, incluindo a otimização do espelho dicróico e as opções de excitação a laser mais adequadas para a acquisição de imagem. Ou ainda, adquira imagens hiperespectrais em até 66 canais de emissão para separação.

Opcionalmente, o detector base DUX-ST do AX/AX R permite até 12 distintas passagens de banda de emissão, atualizáveis ​​para 18.

E todos os sistemas de detecção podem ser customizados utilizando detectores PMT GaAsP ou Multi-alkali, com alta sensibilidade e baixo ruído, visando fornecer o melhor detector para requisitos de sensibilidade e resposta de comprimento de onda, bem como de orçamentos.

Projeção de intensidade máxima de imagens em série Z de cérebro de sagüi, adquiridas com uma objetiva de imersão em água 60x 1,27 NA, utilizando varredura ressonante de 2048 x 2048 pixels e um detector DUX-VB com bandas de emissão definidas pelo usuário.

Projeção de intensidade máxima de imagens em série Z de desenvolvimento vascular embrionário em zebrafish (cores codificadas por profundidade), adquiridas com uma objetiva Plano Apo Lambda S de 10X 0,45 NA, utilizando varredura ressonante de 1024×2048 pixels. Cortesia de Erika Driekorn e Dra. Beth Roman, Department of Human Genetics, University of Pittsburgh Graduate School of Public Health.

Tecnologias ópticas superiores para suportar todas as aplicações confocais

A Nikon oferece uma ampla variedade de objetivas de alta abertura numérica (NA) com qualidade ótica incomparável, para redefinir os limites da acquisção de imagem confocal. As opções incluem objetivas de imersão em óleo de silicone para imagens de células vivas espessas, objetivas de baixa magnificação de amplo FOV e objetivas secas fáceis de usar. As aberrações cromáticas são corrigidas do ultravioleta ao infravermelho, permitindo imagens multicoloridas excelentes

Componentes Opcionais

Dispensador para imersão em água

Um dispensador de água automático, controlado por software, permite acquisição de imagens de lapso de tempo de longo prazo, utilizando objetivas de imersão em água correspondentes ao índice de refração em qualquer ambiente, incluindo incubação.

Colar de correção automática

Ajuste o colar de correção da objetiva na posição ideal para melhor resolução, controlando tanto remotamente quanto pelo software. Os colares motorizados permitem que os usuários ajustem o colar de correção sem alterar a posição da amostra, mesmo em incubadoras ou câmaras de controle de ambiente.

Modalidades Múltiplas

Sistema de iluminação modular Ti2-LAPP

O microscópio Ti2-E suporta até 5 fontes de iluminação episcópica, que podem ser usadas em conjunto com a imagem confocal AX/AX R: fluorescência de reflexão interna total (TIRF), dispositivos de estimulação de ponto, raster ou campo, e fontes de luz fluorescentes podem ser integrado no mesmo suporte do microscópio e usado nos mesmos experimentos.

Projeção de intensidade máxima de imagens em série Z de cérebro de sagüi, adquiridas com uma objetiva de imersão em água 60x 1,27 NA, utilizando varredura ressonante de 2048 x 2048 pixels e um detector DUX-VB com bandas de emissão definidas pelo usuário.

Fluorescência de reflexão interna total (TIRF)

O ângulo de incidência de um laser e a profundidade de penetração correspondente do campo evanescente podem ser controlados através do software NIS-Elements. Quando vários módulos TIRF são montados, a profundidade de penetração pode ser definida de forma independente para cada comprimento de onda.

Fotoestimulação: Varredura de Ponto e Raster

A unidade de varredura galvano XY pode estimular a área desejada de uma amostra usando varredura a laser, ponto a ponto. Isso permite fotoestimulação simultânea e imagem confocal.

Fotoestimulação: Dispositivo de microespelho digital (DMD)

O módulo DMD permite a fotoativação de padrões especificados pelo usuário, em vez da fotoativação de um único ponto. Isso permite a estimulação de vários pontos e o rastreamento de seu comportamento. O módulo DMD pode ser usado com iluminação a laser ou iluminação LED menos fototóxica.

Back to Top
Product has been added to your cart